sexta-feira, novembro 03, 2017

Essa triste mania de evangélicos cantarem heresias


Lamentavelmente boa parte das canções entoadas nos cultos evangélicos estão repletas de sérios desvios teológicos e em alguns casos de graves heresias. Na verdade, basta participarmos de algumas das reuniões que chegamos a triste conclusão que as letras escritas pelos compositores gospel além de desprovida de inteligência estão repletas de erros crassos. 

Um exemplo disso é a canção "Arde outra vez" de Thalles Roberto,   cujas estrofes estão repletas de erros bíblicos e teológicos, vejamos por exemplo o refrão:

"De braços abertos, quero te receber
Filho, Eu estava esperando você
Você pra mim é tudo que eu sonhei um dia
Eu te amo, de braços abertos, quero te receber
Filho, eu estava esperando você, pra mim você é tudo que eu sonhei um dia eu te amo."  

Ora, antes que alguém me apedreje dizendo que estou atacando o famoso cantor gospel, vale a pena ressaltar que minha critica se deve à musica por ele composta, isto posto, segue abaixo, pelo menos três erros da canção supracitada: 

1-) A canção é extremamente antropocêntrica, tirando Deus do centro e colocando o homem no foco central da mensagem. 

2-) A canção traz a ideia de um Deus fragilizado, que desesperadamente anseia pelo pecador a ponto de sonhar com ele. Alias, quanto a ideia que Deus sonha, sugiro que leiam esse texto: (aqui). 

3-) A canção é pobre e fraca teologicamente, o que demonstra claramente o nível de desconhecimento bíblico do compositor que traz o conceito de um Deus que é tão pequeno que almeja a conversão de uma criatura aonde de certa forma, Ele, Deus, poderá encontrar satisfação. 

O pior é tudo que vários pastores brasileiros, não veem problema algum em canções deste naipe, o que é compreensivo visto que são fracos biblicamente e desprovidos de conhecimento teológico saudável. 

Ao contrário das canções e ensinos neopentecostais, cujo fundamento é semi-pelagiano, Deus é pleno em si mesmo e não precisa de nada e nem ninguém para completar sua satisfação e alegria  Ademais, as Escrituras não nos ensino um evangelho antropocêntrico, humanista e focado na satisfação humana, antes pelo contrário, a inerrante Palavra de Deus nos revela que o Senhor é Soberano e que ele é glorificado em todas as coisas, até mesmo na reprovação do pecador. 

Concluo com uma frase do reformador Martinho Lutero que deve nos fazer pensar: "A música precisa ser um sermão sincero" 

Renato Vargens 


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only